Como usar a tecnologia de realidade virtual no processo de acompanhamento de obras?

Como usar a tecnologia no processo de acompanhamento de obras?

Realizar o acompanhamento de obras é uma necessidade presente na construção civil, de forma a garantir maior eficiência e praticidade.

Isso porque todo o processo de construção e administração exige um monitoramento preciso, que vai proporcionar maior assertividade na rotina do canteiro de obra.

Anteriormente era necessário que houvessem profissionais qualificados presentes durante todo o processo de construção, para que cada detalhe pudesse ser acompanhado de perto.

Mas, com a tecnologia cada vez mais presente em diversos setores, surgem opções que podem facilitar o dia a dia de vários estabelecimentos, assim como em situações cotidianas de diferentes setores da sociedade.

Na construção civil essa também é uma realidade: é possível contar com itens modernos que fazem grande diferença no setor, garantindo um trabalho mais eficiente e completo.

Muitas empresas de engenharia civil em SP já possuem maquinários especialmente desenvolvidos para que a cada projeto iniciado possa ser concluído em menor tempo e com cada vez mais qualidade.

Por isso, é de grande importância que os responsáveis pelas aquisições de equipamentos de diferentes empresas estejam sempre antenados com as novidades do setor, trazendo para dentro da sua rotina muito mais facilidade e inovação.

Sendo assim, se você deseja saber como usar os recursos tecnológicos no processo de acompanhamento de obras, obtendo maior desempenho na organização das atividades diárias do canteiro de obras, siga na leitura deste artigo.

[]

A tecnologia presente na construção civil

A construção civil é um setor de grande destaque no cenário econômico do país, gerando empregos e entregando obras dos mais variados gêneros.

Hoje é possível apostar na construção dos mais diversos tipos de edificações, tais como as casas, prédios, condomínios, shoppings, hospitais e muitos outros gêneros.

Também é verdade que os equipamentos utilizados por empreiteiras e por empresas de limpeza pós obra SP são cada vez mais sofisticados, oferecendo funcionalidades essenciais para tornar o trabalho mais fácil.

Mas, um grande destaque dentro do panorama tecnológico atual é o uso das imagens 3D, que permitem o acompanhamento das obras nas mais diversas cidades, garantindo que cada detalhe possa ser visualizado mais de perto, mesmo que se esteja em outra localidade a centenas de quilômetros.

Isso quer dizer que se antes era necessário ter um responsável pelo monitoramento presente durante todo o período da construção, hoje é possível ter muito mais flexibilidade no processo, tornando a rotina administrativa mais simples e dinâmica.

Com isso, não apenas a construtora ganhou vantagens, mas também os corretores e clientes em geral, que podem visualizar a projeção de entrega das unidades de um apartamento, por exemplo, de modo mais concreto.

Assim como um relatório de impacto ambiental hoje pode ser feito de modo mais automatizado e em menor tempo, o acompanhamento de obras também funciona de maneira remota, com a mesma eficiência do trabalho presencial.

Sendo assim, utilizar os diferentes tipos de tecnologias existentes e, em especial o tour 3D 360 graus e o monitoramento remoto, podem garantir menores custos e melhores resultados.

Como funciona o tour 3D 360 graus?

Por meio de grandes sistemas de imersão, que contam com tecnologia de ponta, é possível garantir a captura da imagem de modo bastante prático.

A digitalização de um determinado espaço é feita rapidamente, durando em média uma hora. Depois, é possível aproveitar o material para promover o seu empreendimento na internet, seja no site da empresa ou nas redes sociais.

Com a captura adequada das imagens, é possível disponibilizar informações e detalhes no conteúdo 3D, para que a compreensão seja facilitada. É possível por exemplo, medir as distâncias dos espaços dentro do projeto virtual 3D.

Além disso, a tecnologia do tour 3D 360 permite a geração da planta baixa esquemática do espaço, garantindo que a visualização seja mais técnica, quando necessário.

Assim, as medidas dos diferentes ambientes podem ser vistas com alta precisão, o que torna a experiência bastante próxima de uma situação real.

As fotos de alta definição são feitas tanto da área da construção quanto do apartamento modelo, o que pode facilitar o acompanhamento mais preciso do local.

Por isso, essa tecnologia permite a conversão do espaço em Realidade Virtual Imersiva 3D, para que a experiência com o sistema seja bastante prática e assertiva.

Assim como uma empresa de içamento deve contar com bons equipamentos para que o seu serviço possua mais qualidade e assertividade, o uso de câmeras especiais permitem a captação das imagens do local com muito mais precisão.

É possível utilizar até mesmo os óculos virtuais para apresentar aos clientes de uma construtora a versão final das unidades que estão sendo comercializadas dentro de um condomínio em construção, permitindo que o futuro proprietário possa entender mais sobre o imóvel.

Um dos grandes benefícios que devem ser destacados com o uso dessa tecnologia se refere a redução de tempo de uma negociação, já que o cliente pode acessar as imagens correspondentes aos apartamentos, antes mesmo da sua finalização.

Com isso, é possível garantir uma venda mais assertiva, que contribui para diferentes tipos de negociações.

Vantagens do uso da tecnologia 3D

As vantagens do uso da tecnologia para o acompanhamento de obras são de grande destaque, permitindo que os responsáveis pela administração do local consigam aproveitar melhor o seu tempo sem deixar de realizar as suas funções.

Sendo assim, os benefícios podem ser listados como:

  • Aprimoramento da comunicação com a equipe;
  • Análise do andamento da obra por diferentes profissionais;
  • Economia de tempo de deslocamento;
  • Redução dos custos e acompanhamento integral.

Comunicação mais eficiente

Com o uso do acompanhamento de obras 3D, é possível melhorar a comunicação, a colaboração e a visualização do cenário de modo completo e abrangente.

Isso porque cada etapa pode ser monitorada a distância, permitindo que decisões como impermeabilização de laje preço, a colocação de azulejos e a instalação de equipamentos possa ser feita remotamente.

Ter uma equipe devidamente interligada, com uma comunicação efetiva, faz com que cada decisão possa ser colocada em prática, sem que para isso a obra precise ser parada ou atrasada.

Assim, é possível aproveitar a tecnologia no monitoramento e acompanhamento de obras e trazer maior eficiência para o projeto.

Análise da obra por toda a equipe

Ter um sistema que permite o acompanhamento e a análise da obra de modo remoto pode ser a solução para muitas empresas.

Isso porque o sistema garante que vários profissionais envolvidos com o projeto possam acompanhar de maneira mais minuciosa todas as etapas que envolvem a conclusão da construção, garantindo que as decisões necessárias sejam tomadas no momento certo.

Assim, decisões como a de aplicar a cobertura retrátil para piscina na área de lazer do prédio podem ser definidas rapidamente, o que garante maior assertividade na condução do projeto.

Economia no tempo de deslocamento

É muito comum que o mesmo profissional possa ter funções diferentes nos projetos que estejam em andamento dentro de uma construtora, o que faz com que o deslocamento dele seja importante e necessário para a conclusão de uma obra.

Com isso, a rotina do responsável pode ficar acumulada, gerando atraso em etapas essenciais da obra, transtornos e até mesmo causando problemas.

Ao contar com um sistema tecnológico 3D, que permite monitorar as obras a distância e visualizar as diferentes fases do projeto, é possível diminuir a demanda pela presença do profissional nos canteiros de obras, o que gera economia de tempo e dinheiro.

Ao perceber a necessidade de realizar uma dedetização preço em um determinado empreendimento, a autorização pode ser dada remotamente, sem que a obra precise ser interrompida até a chegada do responsável.

Por isso, o sistema 3D garante mais eficiência, sem que para isso precise haver o deslocamento constante dos profissionais.

Redução dos custos e acompanhamento integral

Com uma tecnologia de acompanhamento de obras a distância é possível desfrutar da economia de recursos financeiros com o deslocamento de pessoas, e mesmo assim acompanhar de modo integral cada etapa do processo.

Isso porque cada necessidade do projeto deve ser atendida pelos responsáveis, indo desde a compra de uma linha de vida para telhado até uma nova remessa de materiais utilizado na construção.

Assim, o acompanhamento integral pode ser feito por toda a equipe responsável pelo empreendimento a distância, garantindo a qualidade do serviço e oferecendo todo o suporte técnico necessário para a conclusão da obra.

Considerações finais

O uso da tecnologia em projetos da construção civil se tornou um elemento indispensável, tanto para os profissionais envolvidos quanto para os compradores de imóveis.

Afinal, é possível entender de modo mais assertivo cada etapa do projeto, sem que haja a necessidade de estar presente no local, o que facilita o gerenciamento da obra e permite que ela seja concluída mais rapidamente.

Sendo assim, ao optar pelo uso do tour 3D e das imagens 360° do ambiente, toda a equipe consegue manter a sua comunicação mais efetiva durante a construção, entendendo visualmente como está canteiro de obra do empreendimento.

Por isso, contar com a tecnologia no acompanhamento de obras não se trata apenas de um mero detalhe, mas sim de um modo eficiente de garantir a assertividade e facilitar cada uma das fases da construção civil.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Estamos Aqui Para Ajudá-lo

Escritório

Avenida Paulista 726, 17° Andar, Bela Vista
São Paulo, SP, CEP. 01310-910

Horário

S-S: 08:00 – 20:00
S-D: Fechado

Entre Em Contato

+55 11 96636-7339

Share This
WhatsApp chat