Escola de Educação Infantil Brincando Com A Gente

Desenvolvido por WeVisit

Escola de Educação Infantil Brincando Com A Gente

Escola de Educação Infantil Brincando Com A Gente

ENSINANDO

Sempre a frente do trem. Referência de segurança , semeadora de valores e princípios.

O processo pedagógico da Escola Brincando com a Gente baseia-se na linha sociointeracionista, tendo como referência os teóricos Jean Piaget e Lev Vygotsky onde o desenvolvimento está alicerçado sobre o plano das interações. Há uma inter-relação entre o contexto cultural, o homem e o desenvolvimento, pois esse se dá do interpsíquico para o intrapsíquico, ou seja, primeiro se dá o desenvolvimento cognitivo, no relacionamento com o outro, para depois ser internalizado individualmente. Esse processo significa que o desenvolvimento ocorre exteriormente para depois ocorrer efetivamente no interior do indivíduo. Sendo assim, sem influência mútua não há desenvolvimento.

A teoria da Afetividade de Wallon também fundamenta a proposta da escola, abordamos o papel e a importância da afetividade para o desenvolvimento integral da criança, uma educação orientada para o desenvolvimento afetivo, social e intelectual de forma integrada, capaz de gerar processos que, em seu bojo, criem mecanismos de compreensão, aceitação, negação, assimilação, defesa ou administração das sensações e sentimentos desencadeados.

A nossa proposta pedagógica atende as seguintes diretrizes:

Mediar é a postura do professor, levando a criança a aprender a partir das suas experiências e da interação com o outro e o meio;
Compreender a educação como um processo relacional, ou seja, que acontece na relação construída entre educador e criança;
Exercitar as habilidades socioemocionais;
Transformar todos os espaços da escola em ambientes de aprendizagem;
Valorizar as experiências e o conhecimento prévio dos alunos;
Despertar a curiosidade de aprender, e não apenas acumular dados e informações;
Respeitar o tempo de aprendizagem e os conhecimentos prévios de cada aluno;
Acompanhar a realidade para que o aprendizado seja significativo;
Propor o aprendizado pela brincadeira e pela experiência;
Favorecer o desenvolvimento das competências socioemocionais;
Colocar a criança no centro do próprio aprendizado;
Ensinar a pensar.

O material didático utilizado foi criado pela própria instituição de ensino, o qual estabelece um cenário de aprendizagem onde as crianças são protagonistas da condução dos projetos. Uma proposta pautada no lúdico que desperta a criatividade, curiosidade e o encantamento pelo saber, considerando sempre o conhecimento prévio da criança.

Os projetos seguem uma sequência de estudos, com organização prévia e delimitação dos caminhos, com objetivos e metodologia claros, sempre considerando os questionamentos das crianças, o que pensam e de que modo constroem seus processos de aprendizagem. Estimulam as habilidades afetivas e emocionais, como: trabalho coletivo, respeito às opiniões dos outros, colaboração, convivência, capacidade argumentativa e convivência com as frustrações, os erros e os acertos.

As propostas estão sempre voltadas a uma ação ou um produto gerado pelos envolvidos. É a possibilidade de as crianças visualizarem suas aprendizagens sendo transformadas em algo concreto.

Os projetos tornam-se ferramentas fundamentais para o ensino-aprendizagem, pois colocam os alunos no centro deste processo, além de permitir o desenvolvimento de atividades orientadas a partir dos objetivos de aprendizagem descritos na BNCC.

LOUIS PASTEUR

“Quando vejo uma criança, ela inspira-me dois sentimentos: ternura, pelo que é, e respeito pelo que pode vir a ser.”

Rua Jorge Krug 197, Vila Itapura, Campinas, SP, 13023-210

Escola de Educação Infantil Brincando Com A Gente

ENTRE EM CONTATO

6 + 8 =

error: Content is protected !!
Share This