Quais as vantagens de uma landing page customizada?

Quais as vantagens de uma landing page customizada?

Você sabe o que é uma landing page customizada e como esse recurso pode potencializar suas ações de marketing digital?

Essencialmente, as landing pages são páginas, utilizadas com o objetivo de conversão das pessoas que chegam até seu produto ou serviço como visitantes.

Ao contrário de uma página de site tradicional, esse formato é caracterizado por poucos elementos e um call to action ou, em português, chamada para ação. 

Se você já se interessou por um e-book gratuito sobre determinado assunto e decidiu baixar o material de forma gratuita, provavelmente clicou em um link que o redirecionou até uma página com um formulário e ao preencher os dados recebeu sua recompensa, certo?

Essa é uma das possibilidades mais comuns desse tipo de página e, de acordo com cada segmento ou ação, a customização pode (e deve) variar de acordo com a estratégia.

Que tal saber mais sobre a construção desse tipo de página e as vantagens práticas da customização? Continue a leitura e confira tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

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O que é uma landing page e qual a sua função?

Também chamada de página de destino, a landing page é uma página de redirecionamento que convida o usuário a tomar uma decisão.

Não é à toa que a criação dessas páginas é tão requisitada na etapa de fundo do funil de vendas que tem como finalidade gerar a conversão na prática!

Imagine o seguinte cenário: um cliente descobre o site de uma empresa que presta serviços de medicina do trabalho quando precisa descobrir um lugar onde fazer exame admissional

O site até recebe um tráfego importante e tem um número bom de visitantes, mas ainda assim, a realização de parcerias trava na etapa da decisão.

Neste caso, retomar algumas estratégias de marketing de atração — ou inbound marketing — e estudar formas para fazer esse visitante avançar para fase da compra, solicitação de orçamento ou agendamento de reunião é muito interessante.

Digamos que uma solução possível seja produzir conteúdos ricos com as principais dúvidas do cliente sobre medicina ocupacional. 

Depois que esse material for criado, uma tática eficiente é torná-lo uma isca digital para converter esse visitante e saber mais sobre ele, certo?

Por isso, criar uma página customizada com foco em conversão é a alternativa mais recomendada para captar os dados da pessoa em troca da oferta digital.

Em um cenário básico, uma landing page tem as seguintes características:

  • Poucos elementos (somente os necessários);
  • Uso de CTAs e chamadas estratégicas;
  • Formulário personalizado de acordo com a ação;
  • Botões associados ao CTA da campanha/abordagem.

Como cada produto ou serviço tem suas particularidades, leia o tópico abaixo para entender a importância da customização dessas páginas.

Por que criar uma landing page customizada?

Existem ferramentas específicas para a criação da landing page com uma base de templates que já estão pré-prontos. 

No entanto, a personalização desta página de acordo com os objetivos da campanha ou proposta faz toda a diferença na hora de gerar a conversão dos visitantes.

Sabe por quê? Porque a página deve causar impacto, fazer sentido e cumprir a promessa para qual ela foi criada! 

Caso a experiência do usuário seja boa, ponto para a empresa, mas o mesmo pode acontecer do lado contrário.

Um exemplo: uma pessoa tem dúvidas sobre como escolher um galpão industrial para alugar

O cliente em questão é uma imobiliária que atende o perfil empresarial e para agregar valor à persona que tem esse tipo de dúvida, uma ação prática desenvolvida pela a equipe foi a criação de um guia completo sobre tudo o que é importante saber na hora de fazer a locação dos galpões.

A landing page surge como o local estratégico para essa ação. É lá onde a pessoa possuirá acesso ao material e conseguirá conversar com os corretores online. Faz sentido para você, certo? 

Agora é hora de entender o porquê a customização desse canal é importante. Separamos alguns pontos importantes, confira abaixo:

 

  • A customização reflete a identidade da marca;
  • É uma forma de reforçar o branding da empresa;
  • A relação entre usuário x marca fica mais próxima;
  • Produtos personalizados dialogam mais com as pessoas.

“Ok! Agora como fazer isso na prática” Se você também está com essa sensação, veja os exemplos criados para esclarecer algumas dúvidas.

Situação 1: uma empresa especializada na produção e revenda de móveis, como mesa de aço inox, decide criar uma página customizada e tem como recompensa a oferta de um cupom de desconto em compras específicas. 

Para ter acesso ao benefício, o cliente precisa cadastrar os dados que vão gerar leads qualificados para a equipe comercial fechar a venda.

Ao criar uma página com essa proposta, vale inserir elementos como um tour 3D pelo estabelecimento do cliente, o ícone das redes sociais, o logotipo da empresa e claro, o botão personalizado com o CTA da campanha.

Situação 2: imagine que o objetivo da mesma loja é oferecer um guia com dicas de decoração e harmonização de ambientes com elementos como a cobertura de policarbonato preço.

Além das chamadas estratégicas e de um CTA com assertivo como “Garanta seu guia completo agora mesmo”, utilizar recursos visuais que abordam o produto de forma atrativa também é uma forma de tornar sua página mais efetiva.

Ou seja, quanto mais personalizada for a sua landing page (e alinhada à proposta em questão), maiores são as chances de converter o usuário. 

Atenção: customizar uma página não significa trabalhar com todos os itens que fazem referência à sua empresa. 

Seja objetivo e evite excesso de informações desnecessárias, pois isso pode confundir o visitante, tirando a sua atenção da conversão que é tão desejada.

Como criar uma landing page de sucesso?

Agora que você sabe um pouco mais sobre a importância da customização das páginas que são feitas especialmentes para instigar o visitante a praticar uma ação, que tal ter acesso à dicas de como fazer isso na prática? 

Não importa se você deseja vender produtos como uma chapa de polipropileno ou quer divulgar uma aula online exclusiva, existem dicas que valem para todos os casos. 

Quer saber mais? Preparamos um passo a passo para otimizar seu tempo na hora de criar uma ação como essa!

1. Crie um título impactante

Na era digital, quem lê os textos até o final faz parte de um grupo de exceção. A grande maioria das pessoas faz uma leitura dinâmica dos conteúdos e, por isso, é importante já começar sua landing page com o título que seja impactante e objetivo.

Pense que a cada 10 pessoas, 8 só lê o cabeçalho. Ou seja, apenas 2 duas pessoas leem o conteúdo até o fim da página. 

A informação é do copyblogger, referência em copywriting, técnicas de escrita com foco em venda) e revela algo muito importante: é preciso ter uma visão estratégica da campanha e criar formas para mostrar em pouquíssimo tempo o quanto vale a pena para o usuário ficar na página de conversão.

Está promovendo uma ação de locação de tendas Campinas? Foque nos benefícios que a pessoa terá com o investimento e aproveite para atuar com gatilhos mentais que desencadeiam alguma reação do cliente!

Ao abordar algo como “garanta 50% no aluguel de tenda para seu evento. Oportunidades limitadas.”, por exemplo, você está trabalhando com a ideia de escassez, o objetivo é que isso desperte a necessidade do visitante de se cadastrar no formulário para não perder o benefício.

2. Trabalhe com imagens de qualidade

Sabe o ditado que diz que uma imagem vale mais do que mil palavras? Faz total sentido!

Não adianta você ter bons títulos e CTAS de qualidade se a imagem da página não passa a proposta de valor para o visitante e nem é um convite para conversão.

Se a ideia é prospectar pessoas para oferecer o serviço de aluguel de stand para feiras e eventos, a dica da vez: trabalhe com composições bonitas e atraentes e faça fotos, de preferência com qualidade em HD.

Priorize imagens que conversem com o texto para reforçar os objetivos da página.

3. Descreva sua oferta de valor

O que convence seu visitante a deixar e-mail e telefone de contato em um cadastro na sua página? Além de boas fotos, um CTA, estratégias e elementos customizados, reforçe a descrição dos benefícios que o visitante terá.

O texto deve ser simples, objetivo, mas encantador. Você deve usar os diferenciais da proposta como norte. Foque sempre em benefícios ao invés das funcionalidades.

Exemplo: no caso de uma porta de aço de enrolar automática preço, você não precisa falar somente sobre a resistência do material, mas sim pode associar isso à segurança que a porta trará ao comércio da sua família.

Independente do passo a passo, entender o perfil do seu público, a proposta da empresa e os pontos fortes que sustentam a ação é um ponto de partida para criar uma landing page customizada, atraente e que gera o resultado esperado, claro!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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